Saturday, August 26, 2017

Comparativo entre a realidade de se viver nos EUA em relação ao Brasil


A realidade de se viver nos Estados Unidos e no Brasil é bem distinta, sobretudo pelas diferenças de cultura, custos de vida e impostos, mas pela familiaridade que temos com o estrangeirismo americano podemos traçar um comparativo.

As leis que regem assuntos como os impostos em cada país obviamente não são as mesmas, mas já podemos ressaltar que no Brasil a carga tributária é muito mais salgada do que a dos EUA.


A variabilidade dos tipos de impostos cobrados no Brasil é tão grande que nem mesmo os economistas conseguem acompanhar sem terem uma.consulta como apoio. A lista inclui o IPTU, PIS, IPI, ICMS, IPVA, COFINS entre outros.
Essa realidade pesa no bolso do brasileiro que sempre tem que pagar um pouco mais na compra de qualquer produto. Em média o brasileiro chega a trabalhar em torno de 150 dias ao ano só para pagar impostos, enquanto que nos Estados Unidos trabalham apenas cerca de 100 dias.



Além disso o absurdo dos impostos no Brasil é tão grande que estima-se que cerca de 41% do salário dos brasileiros sejam destinados para o consumo de impostos de forma direta e indireta, já nos EUA apenas 25% do salário destinam-se ao pagamento de impostos.

Um dos fatores mais drásticos para serem considerados, a segurança pública é outro divisor de águas onde encontramos altos índices de assassinatos no Brasil (50 mil ao ano) e problemas crônicos com o crime organizado que lucra com as drogas. Os Estados Unidos lida com problemas com imigrantes ilegais e a ameaça terrorista mas sua polícia consegue ser muito mais eficiente que a do Brasil, e além disso o porte de armas que é aliado com á liberação de penas de morte, causam um estado de atenção e controle contra crimes.



Em termos de educação, a base da sociedade, cada país lida de uma forma particular. Infelizmente o Brasil não levou muito a sério a área da educação e nas últimas duas décadas sofreu tremendos prejuízos frutos de gestões péssimas do poder público que fez os índices de desempenho escolar e universitário brasileiro se estagnasse na mediocridade. Nos EUA se valoriza muito a educação de qualidade e para todos e essa tradição mantida por punhos fortes por lá foi o motor que alavancou esse país para ser uma das maiores economias do mundo, o que mais impressiona é que as melhores e mais influentes universidades do mundo que se localizam nos EUA oferecem oportunidades para estrangeiros de todo o mundo.



A infraestrutura também forma um contraste nos dois país. Nos Estados Unidos você vê vias-expresso, rodovias, pontes e estradas de extensões imensas e com engenharia de alta qualidade e confiabilidade, já no Brasil vemos muitas construções nas infraestrutura cercadas de suspeitas e as estradas em boa parte do território nacional estão sucateadas, cheia de buracos e irregularidades.


Toda essa realidade gera revolta e vontade de pertencer à uma terra mais justa e livre, mas o brasileiro que permanecer no Brasil fica a mercê de ações governamentais que tentam replicar resultados positivos de países do primeiro mundo.




Sunday, August 6, 2017

Confira como é o dia-a-dia de um imigrante brasileiro nos Estados Unidos



O dia-a-dia como é relatado por brasileiros nos Estados Unidos é imerso na cultura do país que é evidente por toda parte desde o estilo das casas, o estilo das casas, a infraestrutura das estradas e o respeito à datas especiais e comemorativas.


A maioria deles vê nos Estados Unidos um país que valoriza os cidadãos e retorna os impostos que os mesmos pagam através de serviços governamentais de qualidade sempre que possível.
Dentre os benefícios que eles exaltam se destacam a oportunidade de abrir a mente para um mundo novo, aprender uma língua nova, conhecer uma cultura diferente da do Brasil e ter um futuro melhor em termos de segurança, habitação e profissão.


No cotidiano nas ruas e no contato do dia-a-dia em solo americano, se percebe um orgulho, patriotismo e respeito à símbolos, riquezas e signos nacionais.


Os serviços de saúde não são gratuitos mas pessoas de baixa renda conseguem benefícios para utilizar os atendimentos dos hospitais. Já os serviços de transportes também não são gratuito mas o brasileiro tem acesso à diversos serviços de transporte como o Uber e a carros com preços mais baratos e populares.

Outros aspectos ressaltados por brasileiros que vivem nos EUA são os preços mais acessíveis dos produtos, o senso de limpeza, a segurança pública eficiente e a educação do povo de maneira geral.
Enfim todas as qualidades que caracterizam um país de primeiro mundo sempre são motivos de elogio dos imigrantes brasileiros que são incentivados à se integrar ao comunidade onde vivem.
É comum se deparar com atos de cidadania que a maioria das pessoas consideram como raros no 

Brasil, além disso aquela imagem de que os americanos são arrogantes e frios não convém com a realidade, pois eles apesar de serem pessoas mais pragmáticas que valorizam a honra ao mérito, demonstram constantemente solidariedade para com o próximo.

É normal também você por exemplo encontrar algum tipo de trabalho de voluntariado que é amplamente incentivado nas instituições públicas e privadas sobretudo nas escolas e universidades. As pessoas percebem que existe uma cultura de passar valores do tipo desde o início para as crianças.


A valorização dos empregos mais comuns como policiais, bombeiros e professores se traduz em menos crises e paralizações. Os imigrantes são bem acolhidos são bem recebidos conquanto que sejam pessoas que contribuam com a sociedade.

Vale lembrar que a fluência no inglês é um fator extremamente importante que valoriza a vida dos brasileiros nos EUA, já que possuem maior flexibilidade e autonomia na hora de fazer amizades, solicitar serviços e resolver problemas com documentações.


Não se engane com casos milagrosos onde pessoas que entraram nos Estados Unidos venceram na vida depois de muita "luta". O caminho mais curto para viver o sonho americano para os brasileiros continua sendo o trabalho duro e honesto daqueles que entram na terra do Tio Sam de forma legal e regularizada.


Dica para você conferir: a comunidade de imigrantes brasileiros nos EUA é uma das maiores do mundo e ela é composta por muitas pessoas que possuem canais no Youtube e compartilham visões mais aprofundadas no dia-a-dia deles na América.