Investir e Viver
Investir, morar ou imóvel para férias?
Com a economia brasileira desacelerando e a americana se recuperando da crise de 2008, comprar um imóvel no exterior, especialmente nos EUA, se tornou muito atrativo. O termo Buyer Market foi usado para designar esse período, em que os preços caíram até 60%. Apesar da recuperação da economia, ainda há muitos imóveis com preços atrativos. Milhares de brasileiros, todos os anos visitam os Estados Unidos, em especial o estado da Flórida, o estado mais brasileiro dos States.
Geralmente depois da primeira visita acabam se apaixonando pelas cidades, que oferecem segurança, lazer, vida social e familiar em um só lugar, e querem voltar novamente. Muitos famosos e brasileiros ricos já possuem casas em Orlando, Miami, Tampa e Fort Lauderdale, porém com a crise imobiliária, comprar imóveis no pais norte-americano tornou-se uma realidade também para famílias de classe média brasileiras.
Seja para passar as férias com a família, para investir e receber dividendos em dólar ou morar com segurança, um imóvel americano já é realidade para muitos brasileiros. Mas como escolher o tipo de imóvel? Aqui vamos dar as vantagens e desvantagens de cada escolha.
Investir
Mesmo com o dólar valorizado em relação ao real, investir em imóveis americanos é uma opção muito boa para quem procura estabilidade. Depois da crise imobiliária e de credito, o pais norte americano adotou regras mais rígidas e os preços despencaram para atrair compradores.
A principal vantagem do imóvel para investimento é justamente o que parece ser a desvantagem. O dólar. Apesar do real estar desvalorizado, ao comprar uma propriedade nos EUA, você estará investindo o seu dinheiro em uma moeda forte e receberá o lucro e dividendos em dólar.
Dependendo do tamanho do investimento você pode até conseguir um green card e se tornar cidadão americano.
Vantagens:
- Os preços estão mais baixos após a crise imobiliária
- O investimento sera em dólar, uma moeda solida em relação ao real
- O lucro e dividendos do investimento será em dólar, então mesmo que o real continue a se desvalorizar, o investimento continua valorizando
- Possibilidade de conseguir a cidadania americana
- Aumento do interesse de vários países em alugar ou comprar uma propriedade nos Estados Unidos, em especial o Brasil
- Facilidade na compra de imóvel de investimento para estrangeiros, basta ter um passaporte e um visto americano de turista
- Investimento que pode ter retorno de curto a médio prazo, diferentemente no Brasil que é a longo prazo
Desvantagens:
- Com a crescente desvalorização do real, não se pode esperar muito para investir em dólar
- Investir no exterior exige dedicação e preparação, pois é necessário saber todas as regras e parte burocrática americana, que são diferentes das brasileiras
- Gastos excessivos com venda, reforma ou decoração da propriedade
Morar
Quem nunca sonhou em morar em um lugar seguro, que possui centenas de opções de lazer, rodovias bem estruturadas, estrutura de país de primeiro mundo que jogue a primeira pedra.
Com a crise política e econômica que assola o Brasil, muitos brasileiros estão decidindo sair do país para fugir dos problemas e grande parte dessas pessoas escolheu os Estados Unidos. Além de ser mais perto do Brasil, a cultura norte americana parece muito mais com a do Brasil do que a Europa por exemplo. Grande parte de nossos conterrâneos escolhem a Flórida onde a comunidade brasileira é muito grande e unida.
Mas não é tão fácil morar legalmente nos EUA. É preciso ser expatriado, conseguir um emprego em uma empresa americana, ou possuir o green card. Neste post (link) damos mais informações de como conseguir se mudar legalmente para a terra do Tio Sam. Agora se você passou a barreira da Imigração, comprar um imóvel para morar é uma excelente opção. Se você já possui um histórico de credito bom, comprar sua casa dos sonhos pode ser muito fácil. Existem corretores especializados no público brasileiro e além de encontrar a sua casa, ajudam em todo o tramite de negociação no banco e de crédito.
Vantagens:
- Possuir um imóvel próprio que ao longo dos anos irá valorizar
- Não pagar aluguel
- Morar em uma cidade com infraestrutura de 1º mundo
- Segurança tanto pessoal quanto residencial
Desvantagens:
- É necessário ter um investimento inicial
- Pagar a mortgage religiosamente, pois nos EUA as regras são mais rígidas para os maus pagadores
Casa de Férias
Muitos brasileiros, possuem empregos fixos no Brasil ou mesmo são empresários e não tem a possibilidade de morar fora. Porém se encantam com uma cidade e pela facilidade de ir e vir acabam optando por uma residência de férias. Como o brasileiro pode tanto investir nos Estados Unidos, quanto passar até 6 meses legalizado nos EUA, essa opção é excelente pata aqueles que procuram uma vida nos Estados Unidos, sem precisar deixar os compromissos no país de origem de lado. Além disso a casa de férias pode ser emprestada, alugada ou dividida com mais de uma família e existe a possibilidade de ficar o tempo que quiser.
Vantagens:
- Ter uma moradia fora do Brasil para passar férias ou dar um tempo nos problemas.
- Passar até 6 meses morando legalmente
- Criar vínculo com a comunidade e vizinhos
- Dividir as despesas com outra família ou parentes
- Não ter gastos com manutenção ou impostos
- Escolher o tempo que quiser ficar, podendo ser desde algumas semanas até alguns meses
- Poder trocar de cidade nas temporadas de inverno e verão
Desvantagens:
- Custo mais alto do que o aluguel de moradia
- Pagar o seguro obrigatório da casa
- Arcar com as despesas caso haja quebra ou perda de algum pertence da casa
Qualquer uma das opções é válida e depende muito do que você procura. Seja investir, morar ou passar férias, os Estados Unidos é sempre uma excelente opção para brasileiros. Você pode começar passando férias mais curtas, depois ir ficando um pouco mais até decidir qual cidade mais gosta para investir ou morar.