Carros nos EUA
Uma coisa que acho muito legal nos Estados Unidos, é o preço do carro. Como viemos de um País onde o custo de aquisição de um é muito alto, e para quem não tem o dinheiro para pagar à vista, os juros também são altíssimos (entre 1,12 a 4,00% ao mês, o que dá entre 14,32% e 60,02% ao ano, quando chegamos aqui, nos maravilhamos com a facilidade de comprar um carro BEM melhor daqueles que podemos comprar no Brasil, não só pelo valor, mas também pelos juros que são de (para quem tem um crédito bom) 0% a 3.9% ao ano.
Uma vez até achei engraçado, pois comprei um Sonata Limited, top de linha, com juros de 0.99% ao ano.
Achei que tinha feito um ótimo negócio, mas depois de 2 meses, eles lançaram uma promoção de 0% ao ano, para até 60 meses! De qualquer forma, os juros foram bem pequenos.
Aqui temos a compra à vista, financiada e o leasing, que é verdadeiramente um aluguel do carro, diferentemente do Brasil. Você aluga o carro por um período que pode variar entre 24 e 48 meses, normalmente.
O único problema é que, diferentemente do Brasil, o carro aqui é apenas um instrumento de uso. No Brasil, até por conta da dificuldade em comprar (e também em manter), consideramos um membro da família.
Não se paga IPVA na Flórida. Apenas uma licença anual, que varia de acordo com o peso do veículo, mas que não passa de US$120.00 por ano. Podendo ser um Fusca ou uma Ferrari, não importa o preço do carro.
Aliás, o imposto aqui são pagos quando se compra o carro. No Condado onde moro (Orange County), a taxa é de 6,5% sobre valor do veículo. No Condado ao lado, (Osceola County), a taxa é de 7%.
Assim, se um carro custa US$20,000.00 o imposto será no meu Condado US$1,300.00
O que é interessante é o fato de que se você usar o seu carro usado na troca por um novo, o imposto será somente sobre o valor da volta. Vamos dizer que o carro usado vale US$7,000.00 e o novo US$20,000.00
Neste caso, na diferença (US$13,000.00) será aplicado o imposto (US$845.00). Veja que aqui não existe bi-tributação. O imposto é único, cobrado na boca do caixa, na hora da venda, ou seja, até o momento da aquisição, nada tem imposto.
MAS... COMPRAR OU FAZER O LEASE?
Vai muito da pessoa, uns acham melhor comprar. Outros acham o lease melhor.
A vantagem de se comprar o carro, seja à vista ou financiado, é que você é o dono dele (no caso de ser financiado, assim que acabarem as parcelas - neste caso, aconselho que não sejam mais que 36).
O problema é que 3 anos depois, ele passa a valer menos da metade do preço que custava novo. Outro problema é que se você sofre um acidente, por culpa sua ou de outrem, ele será desvalorizado. Aqui nos EUA tem um sistema chamado CARFAX (tem outros também, mas este é o mais conhecido), onde (quase) tudo o que acontece com um carro, vai para o banco de dados deles:
Neste caso, você terá dificuldade para vender o carro, ou terá que vende-lo a preço muito abaixo do preço de mercado.
A vantagem de se ter estes sistemas aqui nos EUA, além de conhecer a história do veículo, dá para saber quantos donos teve, quantos serviços foram feitos, e o MAIS importante: quantas milhas ele REALMENTE rodou.
Aqui não tem essa história de "dar o tombo" no velocímetro, como acontece muitas vezes no Brasil. Acho isso de extrema importância, já que o carro vale pela sua conservação e pelo tanto que foi usado
O Lease, por sua vez, é super interessante. Só é feito para carros novos. É importante ver o valor residual do veículo e quanto o fabricante está pedindo pelo tempo e a quantidade de milhas (cada milha = 1.609 km) que você vai usar o carro.
O último carro que pegamos, foi uma Santa Fé, 6 lugares, limited, ultimate, top de linha, cujo preço de venda era US$43,000.00 mais ou menos igual à esta:
Se eu fosse compra-la, sairia, com desconto, uns US$37,500.00 + 6,5% de impostos + despesas de transferência da placa (aqui a placa segue o dono) + manutenção por 3 anos, no mínimo = US$40,700.00 - LEMBRE-SE que algumas concessionárias dão desconto em seus carros. Outras, além de não dar, ainda colocam alguns "extras", que podem aumentar o preço do seu carro em até US$3,000.00 - Por isso PESQUISE. Veja um exemplo:
Como resolvi fazer um Lease, e dar US$10,000 de entrada, vou pagar, já com a manutenção incluída, 24 x de $112.00 (fiz o Lease de 24 meses e 30,000 milhas), o que acho mais interessante.
A desvantagem é que se a gente passar do número de milhas (30,000), paga-se US$0.20 por milha excedente. A vantagem é que vc troca de carro sempre que vence o lease (o que, para mim é ótimo, pois não consigo ficar com um carro muito tempo), e em caso de acidente, uma vez consertado, no fim do lease, você retorna o carro para o dono, que é o fabricante. Se vai desvalorizar, o problema é deles.
No caso do lease também, é sempre bom ter um segundo carro, de preferência mais barato, pois se for usar muito, dá para balancear a quantidade de milhas rodadas.
Bom. É isso, em síntese. Se gostaram da matéria e tiverem alguma dúvida, basta perguntar. Se eu souber a resposta, com prazer, responderei!
Abraço e até a próxima!!!
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